terça-feira, 1 de dezembro de 2015

TRE não confirma suspensão do uso da urna eletrônica

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Sérgio Baasch Luz, se pronunciou na tarde desta terça-feira sobre a informação da véspera, de que o contingenciamento de recursos pelo governo federal forçará a suspensão de urnas eletrônicas nas eleições municipais de 2016.

O desembargador frisou que os tribunais regionais não são responsáveis por compra de urnas, por isso o contingenciamento não impacta o planejamento das eleições, e deixou claro que o processo não vai mudar, com os votos sendo normalmente colhidos nas urnas eletrônicas. "Esse contingenciamento tem cunho político. Está servindo para insuflar o Congresso Nacional à aprovação do ajuste fiscal e do orçamento", afirmou o presidente.

Além do mais, o TRE alega que não houve qualquer orientação no sentido da volta ao voto no papel, e que há um empenho do ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, no sentido de garantir os recursos para a realização plena do pleito.

"É uma agressão à democracia e ao processo eleitoral. Não queremos uma Venezuela, queremos um estado democrático e de direito, onde o cidadão possa exercer livremente o direito do voto", enfatizou o presidente do TRE. "A ideia da urna eletrônica nasceu em Brusque, Santa Catarina é o berço da urna eletrônica, não vão tirar esse direito do povo catarinense", arrematou. Ouça o depoimento do presidente do TRE clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário