quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Estreia da nossa coluna diária, aqui!

Diariamente, os assuntos da política e do cotidiano que tratamos no Manhã Eldorado (7 ás 10 horas, na Rádio Eldorado), estarão aqui, em comentários exclusivos, antecipando e refletindo sobre as informações que tratamos no rádio. Os colegas dos jornais produzem para publicar cedinho, nos matinais. Vamos tentar ser o vespertino da cidade e região, publicando estas linhas, na web, no começo da tarde. Este é um protótipo, virão novidades de linguagens e canais para o futuro breve. Boa leitura e contamos com a parceria e colaboração de todos e todas! Estamos juntos!

IMPEACHMENT? SÓ SE FOR DE TODOS...

A mais sensata leitura até aqui da barulhenta orquestra do impeachment de Dilma Rousseff veio do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Em brilhante entrevista à Rádio Eldorado, hoje pela manhã, frisou que “há golpistas sim”, mas nem todos que falam em impeachment são golpistas. Alertou que o PT está fazendo pouco caso da voz das ruas, “exatamente como aconteceu com Collor de Mello, e isso é perigoso”. Disse que vem avisando o PT e Dilma faz tempo, que ela precisa dialogar mais com as ruas e mudar a “agenda de comportamento”. E sugeriu que, na realidade, o povo, ou parte dele, não quer apenas o impeachment de Dilma, mas sim “de todos nós políticos detentores de mandatos”. Trata-se de um mea culpa fundamental a esta altura. Que a pressão vivida por Dilma no auge do isolamento palaciano – Lula vai recebe-la amanhã para conselhos –, sirva de exemplo para cada um dos milhares de eleitos Brasil afora. Mudem. Senão, o povo já sabe como tira-los do lugar.

CADÊ O VICE?

Clésio Salvaro deu o recado ontem, via Rádio Eldorado: “o vice não apareceu no Paço ainda". Pois Márcio deu o ar da graça. Ontem à tarde, cumprimentou servidores, passeou pelos corredores, encontrou vereadores do PMDB e a todos, disse: "em breve, estou de volta". Voltou mesmo. Hoje, marcou uma reunião com agentes comunitários para o começo da tarde. "As pessoas estão me procurando, estarei no meu gabinete".

GABINETE VAZIO

Márcio Búrigo explicou à coluna a razão de não estar indo ao Paço. Ele alega que, na reunião com Clésio, há alguns dias, pediu que seu gabinete fosse desocupado. “Não foi. Tinha gente se reunindo lá o tempo todo. Só desocuparam ontem”, revelou. Márcio diz, ainda, que pediu para Clésio a liberação do seu direito de vice, de usar o carro oficial, mais contratar o chefe de gabinete, o motorista e a secretária. Não foi atendido. Diz ele.

JEVIS NA JUSTIÇA

Fora do PDT de fato, ainda não de direito, o vereador Pastor Jevis não definirá da noite para o dia o seu destino. Está primeiro em busca de um advogado que lhe garanta êxito na operação de deixar a sigla sem perder a cadeira na Câmara. Não é fácil. Esta missão já lhe rendeu indicação para se abrigar no PR, já que o líder maior do Partido da República em Santa Catarina, deputado Jorginho Mello, fez esta operação, e com sucesso.

O CAMINHO

Jorginho Mello deixou o PSDB, migrando para o PR e não perdendo a cadeira na Câmara Federal. Para Jevis seguir o mesmo rumo sem sobressaltos, precisa documentar que sofreu perseguição no PDT, o que o vereador não considera difícil. Mas ele tem um temor em ir para o PR: o medo de ser atingido por uma reforma política que atrapalhe as coligações de pequenos partidos. Por isso, o PSDB pode ser uma solução.

JAMES E EU

Empreendedor do maior investimento que se desenvolve hoje em Criciúma, o empresário James Almeida Júnior, do Grupo Almeida Júnior, que está construindo o Nações Shopping na grande Próspera, visita o prefeito Clésio Salvaro hoje. Às duas da tarde, ele entrega formalmente o convite para o lançamento do shopping, marcado para o dia 19 de março. James vai perguntar sobre as necessárias obras de acesso na Jorge Elias de Luca.

SONHO MEU

Clésio Salvaro tem evitado falar publicamente na eleição de 2016, e no artifício jurídico que está buscando para tentar ser candidato a prefeito. A princípio, ele não pode concorrer, pois seria outra reeleição. Mas alega a descontinuidade para tentar o objetivo. Caso não consiga, tem um nome na ponta da lígua para o PSDB lançar à sua sucessão, ou seja lá de quem for o prefeito: o do médico Fla´vio Spillere, que já confidenciou a amigos ter o sonho antigo de ser prefeito de Criciúma.


MENOS UM NO PP

Rivadávio Rosso é suplente de vereador pelo PP. Fez 1.341 votos em 2012, 1.005 na região agrícola, 911 na Quarta Linha. Está de saída. Se diz sem espaço. Pediu para o então prefeito Márcio Búrigo a Intendência da Quarta Linha. Sírio Cirimbelli levou. Pediu vaga na FME. Perdeu para uma aposta do partido, que será candidato em 2016. Pediu para ser vereador, não foi. Resultado, vai para o PPS, com aval do cacique Altair Guidi.

AMIGO DO CLÉSIO

Rosso foi anunciado oficialmente, hoje, como novo subprefeito da Quarta Linha. A função que quis, e não é de hoje. Garantiu que a vaga não é partidária. “Fui convidado por ser amigo do Clésio”, garantiu. Está no PP por mais alguns dias, logo assina ficha no PPS. Está empolgado com a nova sigla. E com a missão: manter em dia 100 quilômetros de estradas de chão e alguns rios que cortam a Quarta Linha.

NAMORO LANÇADO

O PPS passa a ser o subprefeito da Quarta Linha então, assim que Riva Rosso assinar ficha no partido de Altair Guidi. Mas isso não será empecilho para o avanço de um namoro que tem boas chances de virar casamento para 2016. É uma possível coligação entre dois jovens deputados para a disputa à Prefeitura de Criciúma: Claiton Salvaro (PSB) para prefeito, e Ricardo Guidi (PPS) para vice. As duas partes vêem com bons olhos a aliança.

CARTÃO AMARELO

Já está no Conselho de Ética estadual do PT a denúncia do comando petista criciumense contra sete filiados do partido que fizeram campanha para candidatos de outras legendas em outubro último. Os infiéis, “inclusive gente formadora de opinião na cidade”, como define o presidente Fábio Brezola, correm risco até de expulsão. O desconforto promete ser grande. Brezola tem chamado o ato de “depuração do PT de Criciúma”. A ver.

ELA E A FERA

Foi com empolgação que a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) encarou o encontro com o super polêmico e bombástico colega Jair Bolsonaro (PP), em culto da igreja onde ambos comungam. O abraço, com direito a selfie, aconteceu na noite desta quarta-feira, em Brasília. Ao menos em se tratando de CPI da Petrobrás, o discurso de Geovânia tem um pouco de Bolsonaro sim. Afiada, como estão os tucanos a esta altura.


VELOCIDADE

Tem chamado atenção a velocidade da arrancada inicial do mandato do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT). Todo dia gerando alguma notícia, correndo aqui e acolá. Para alguns entendidos, estaria acelerando demais, podendo faltar fôlego dali a pouco. Para outros, está aproveitando cada minuto na Alesc. Foi o campeão de ingressos em comissões, nada menos que sete, e carrega sozinho o partido, sem bloco. Haja energia.

ZANOLLI CANDIDATO

O ex-vice-prefeito José Zanolli, candidato do PSD derrotado por Murialdo Gastaldon (PT) na eleição de 2012, já posa de candidatíssimo para 2016. Foi a impressão que ficou de entrevista dele ao colega Charles Cargnin hoje, na Rádio Transamérica. Embora se dizendo amigo de todos, “até do PT”, frisou que a Prefeitura está inchada, que falta cobrança ao atual prefeito, e que o PSD tem ele e ao menos mais dois para concorrer. Zanolli está em vias de assumir a gerência regional de Saúde.

DO CORREDOR

Verceli Coral viveu maus bocados. Encarou um crime ambiental... Clésio quer desfazer venda do Complexo de Educação... Nem todo o PMDB está com o PP em Nova Veneza. Racha... Nova gestão da Afasc acusa a antiga de gastar muito com móveis para sede do Pio Corrêa... Antiga gestão garante que os tais móveis custaram R$ 100 mil. Pouco para o tamanho do imóvel... Rodízio de suplentes do PP em Criciúma foi para o espaço... Estamos juntos diariamente, ás 7 horas, na Eldorado... Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário