sexta-feira, 30 de maio de 2014

Há um ano, eu saía da Eldorado...

Uma das virtudes de um blog é que nele você escreve em primeira pessoa sem reservas nem constrangimentos. Ao menos comigo funcionará assim, prometo a vocês. Bem, no dia 28 de maio de 2013 eu postava este texto no Facebook. Lembro bem, era uma manhã nublada, por volta das 10 horas, e eu estava limpando minha ex-mesa na Eldorado quando, de saída, escrevi o seguinte...


"Despedida, novos desafios e fim de um ciclo!!
No dia 10 de maio de 2007, vindo de Porto Alegre, eu chegava em Criciúma para, do zero, começar uma nova jornada nesse mundo da comunicação. E deu muito certo. E deu certo pois a Rádio Eldorado foi uma mãe acolhedora, uma parceira de todas as horas. Encerro hoje nesta casa um ciclo muito feliz, olhando para esses corredores, limpando a mesa, abraçando os amigos que fiz nesta família e, de cabeça erguida, parto rumo ao futuro desafiador que me chama. Obrigado Eldorado, é com um orgulho que não cabe em mim que carrego no currículo a felicidade de ter defendido essa grife com toda a minha força nos últimos seis anos. Novos desafios em breve. Vem comigo!!"


Muita gente, mas muita gente mesmo, mais do que eu pensava - e imaginava que merecia -, veio em solidariedade, perguntar o que estava acontecendo e para onde eu iria. Foi tudo muito profissional, mas também uma decisão muito, mas muito difícil de ser tomada. O Nei Manique, meu guru e mestre também nessa, sabe como foi complicado... mas satisfez, e muito! Fazia algumas semanas que eu estava seduzido por um tentador convite da Rádio Som Maior. Era um desafio e tanto, aquele que acabou se concretizando, substituir o Adelor Lessa, que dispensa apresentações, cujo nome por si só é uma densa lenda. Para resumir minha admiração pelo que o Lessa representa, ele foi patrono da minha turma de formatura em Jornalismo, e lembro que indiquei o nome dele e fiz campanha junto aos colegas, que toparam a escolha.

Bem, quis o destino que, no desacerto do Adelor com o Beto Colombo que o fez saltar para a Rádio Hulha Negra, eu fui o escolhido pelo Beto e pelo Jaaffar Omari para fazer parte de um projeto super complexo, criar uma nova identidade para uma Som Maior construída sob o peso da personalidade de um cara como o Lessa. Mas como nunca me mixei para desafios, lá fui eu. A cortesia da Eldorado foi impressionante. O seu Henrique Salvaro me respeitou tanto, que manteve o tapete estendido para o retorno, que de fato ocorreu breves meses depois. O Cleiton Salvaro, nosso diretor, tentou me demover da ideia, sem saber em um primeiro momento o meu destino - natural, eu devia lealdade ao projeto que estava sendo entabulado -, o Cleiton entendeu isso, a vida continuou e hoje convivo de novo, na maior normalidade, com a nossa turma da Eldorado.


Terei muito o que contar das minhas andanças nas lides do jornalismo geral diário, e matinal, bem cedinho, da Som Maior. Ninguém me chamou de Lessa no ar - eu nem mereço tanto -, mas eu uma vez, uma só, troquei Som Maior por Eldorado, o maior drama de um radialista que muda de casa, dizer o nome da casa antiga. Recordo minuciosamente deste episódio. Como também as entrevistas bombásticas e as notícias de primeira que, mesmo sob fortíssima concorrência - Lessa na Hulha, Messer na Eldorado, Charles na Difusora, Anderson e Giselle na Transamérica -, conseguimos levantar. Lembram da cerca na praça do Congresso? E dos pés de butiá de mil reais? E do Salvaro chamando o Eduardo Moreira de Satanás? Foram algumas das várias que brotaram das nossas entrevistas e reportagens no breve estágio de Som Maior. Temos muito o que contar ainda. Tem os colegas, tem a Simone Costa, o Nei, a Clarinha, o Mangrich, a Sil, a Helena e o cafezinho nota dez, bah, muita coisa pra contar ainda... Na foto acima, tô ladeado pelo Filipe Casagrande, pelo Filipe Mangrich, pela Sil Citadin, pelo Nei Manique, pelo Jaaffar e pelo Marcelo Becker, e agachadas estão as queridonas Tuane Dalmolin, Tais Pizzoni e Giovana Generoso.

Na foto ao lado, eu no dia oficial da estreia no Debate Aberto, das 12 horas, ao lado do lendário João Nassif, do insinuante Ney Lopes e do catedrático João Pedro Herrmann. Uma das belas escolas que tirei proveito nestes meses de edifício Mídia Center... fora que esse estúdio é sensacional, o cara vê a Próspera, o Pio Corrêa, o Centro, o São Cristóvão e outros pedações da região dali, espetaculoso! Valeu Som Maior, gostei demais da 100,7! (Foto clicada pela Clara Fernandes)

Um comentário: