sexta-feira, 30 de maio de 2014

Irresponsabilidade que arranca pontos do Tigre

Tudo leva a crer que o Criciúma vá perder três pontos no Campeonato Brasileiro. Foi equivocada a escalação do atacante Cristiano diante do Goiás, quando a prudência indicaria que o mesmo deveria terminar de cumprir a suspensão que o acompanhava desde os tempos do obscuro Naviraiense. O Criciúma, juridicamente, já se explicou, fez o possível para calçar sua defesa. Está documentado. Há duas falhas tremendas de responsabilidade: a primeira, do próprio jogador. A segunda, da supervisão do Tigre, que tem toda a infraestrutura para acompanhar situações do gênero.

Cristiano sabe o que fez ano passado, quando cabeceou um jogador do Paysandu e foi expulso. Cristiano sabe que foi suspenso por cinco jogos, e que cumpriu apenas três em competições nacionais. Cristiano sabe que deveria ficar mais duas partidas fora, para limpar a ficha. Embora ele não saiba secar os pés corretamente - a frieira que foi manchete recente é a prova -, ele sabe sim contar, tenho certeza. Logo, Cristiano cometeu uma irresponsabilidade que pode tirar o Criciúma da Série A. Além de não saber secar os pés, lhe faltou honestidade para colocar o Tigre ao par do problema que carregava consigo. E ainda carrega.

De parte do Tigre, faltou um detalhe, além de todas as pesquisas de praxe feitas antes da escalação dele. Faltou ir ao consagrado Google e, naquela caixinha de barra de pesquisas, clicar "Cristiano Naviraiense". Ali aparecem diversas informações sobre o jogador, e em destaque uma matéria de um jornal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, confirmando os cinco jogos de suspensão. Não que uma simples pesquisa de internet fosse a solução agora, mas deveria ser uma prática comum, para toda e qualquer contratação, afinal há informação demais, de todos nós, na web, e não custa nada pesquisar. Aí reside um erro imperdoável do gigantesco departamento de futebol do Criciúma, cheio de diretores, gerentes, supervisores e afins.

Para arrematar minha leitura deste patético episódio, me baseio na opinião do cara do nosso jurídico aqui do Eldorado Debate, o advogado Alexandre Farias. Ele escreveu o seguinte:

1) Inicialmente gostaria de dizer que o Depto. Juridico do Clube não tem culpa alguma no episódio de escalação de jogador irregular. A responsabilidade de tal situação é única e exclusivamente da Supervisão do Clube. 2) Os documentos analisados por mim, realmente não tinham o nome do jogador Cristiano e posteriormente verifiquei que nos documentos encaminhados pelo Clube ao STJD e a própria CBF continham o nome do atleta. 3) O STJD não faz oficio e/ou responde no sentido de afirmar que determinado atleta possui condição de jogo, simplesmente silenciam quando está tudo OK e foi isto que ocorreu. 4) É fato que o jogador não poderia ter atuado até o jogo contra a Chapecoense, porque foi punido com 05 jogos. 5) O Criciuma possui alguns argumentos contundentes, porém, se prevalecer a tese de que fomos avisados pelo Maringá da situação envolvendo o atleta, acredito que realmente perderemos três pontos. 6) Temos também a decisão que beneficiou o Cruzeiro à época (Brasileiro 2013) para ser usada como paradigma, porém, no caso do Cruzeiro o atleta estava no banco de reservas e não tinha assinado contrato/renovado com o Clube Mineiro ainda.
Agora minha posição pessoal: O Criciuma perderá 3 pontos.

3 comentários:

  1. Era muita calmaria.Tinha que surgir algo para agitar o CRICIÚMA, Futebol é isso: " Cheio de emoções"!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena realmente Denis, depois de tanto esforço e tanta luta honesta para concretizar uma evolução no time, aparece a CBF e seus órgãos corruptivos para prejudicar novamente o Criciúma. N sei se é inveja, ciúmes ou o que seja que causa tamanha aversão por parte dos desonestos que regem a CBF.. o tigre com todos os méritos conquista seus resultados e, mesmo que a infantil diretoria tenha errado juntamente com a complacência do jogador, impossível acreditar que n se tenha um site confiável para se fazer tais pesquisas.. afinal o que um time tem q fazer necessariamente antes de contratar? e do que valem todas aquelas outras pesquisas que o tigre fez?? iremos passar por mais esse estress, comprometendo a equipe, seus jogadores e sua imensa nação mas temos que acreditar que tais dificuldades nos fortaleçam pára a sequencia e lutar para manter o Tigre onde merece entre os melhores do Brasil sempre... nossas vit´rorias são mais gostosas pois litamos contra arbitragem , CBF e interesses do eixo Rio São paulo que nos tornam únicos, mágicos a nossa paixão.. ainda acredito que o Criciúma psosa escapar se o STJD tiver bom senso mas sabemos do carater da CBF e suas malignas correntes do mal.

    ResponderExcluir
  3. outro detalhe Denis... q o Criciuma n deve ser punido.. pois N FOI INTIMADO DA DECISÁO.. ao contrário do caso do Flamengo e Lusa em que o jogador punido jogava pela equipe que recebeu a decisáo e o escalou assim mesmo.. no caso do Tigrão.. caberia ao Maringá avisar que ele estava suspenso.. ora bolas.. sem intimação da decisáo como pode o cluibe saber o q cumprir.. ainda mais depois de consultados os órgãos responsáveis???

    ResponderExcluir