terça-feira, 2 de junho de 2015

Muda a estratégia de Criciúma com a Casan

O repasse dos R$ 21 milhões pelo governador Raimundo Colombo (PSD) para investimentos em Criciúma estão, aparentemente, fazendo mudar a estratégia do prefeito Márcio Búrigo (PP) em relação à Casan e seus problemas contratuais com o município.

O prefeito deverá adotar uma postura mais cautelosa, evitando inclusive abordar a hipótese de rompimento de contrato. "É forte demais falar em rompimento", resume Márcio. Mas o chefe do Executivo não esconde seu desconforto, e concorda com o esperneio dos vereadores evidenciado na sessão de ontem na Câmara.

Quando vier a Criciúma, na semana do dia 15, Gallina trará técnicos da Casan, vai explicar os tópicos destacados em nota ontem publicada, como a aquisição de um equipamento e a adição de oxigênio para equilibrar o PH da estação da Santa Luzia, visando minimizar o cheiro ruim. E nessa vinda, Gallina pretende ter uma "conversa ao pé do ouvido" com Márcio. É nessa conversa que devem ser entabuladas mudanças no contrato assinado pelo então prefeito Clésio Salvaro no final de 2012, aquele contrato que retirou o repasse de R$ 800 mil mensais que a estatal fazia para a Prefeitura, como contrapartida do vantajoso vínculo que a Casan mantém com a exploração de água e esgoto na cidade. É nessa conversa que Márcio aposta para conseguir os recursos, e Gallina, segundo consta, precisará deste acerto, para deixar o contrato adequado às necessidades impostas pelos financiadores internacionais nos quais a Casan capta verbas para obras.

Enquanto isso, a Câmara de Vereadores recebe, nos próximos dias, o projeto de lei de iniciativa popular que visa criar a Agência Reguladora Municipal, com o intuito de fiscalizar os serviços de água e saneamento. O advogado Júlio Kaminski, suplente de vereador do PSDB, liderou o abaixo assinado, que coletou mais de 7,2 mil assinaturas, e será entregue em breve ao presidente Ricardo Fabris (PDT). Márcio deverá, por enquanto, cozinhar em banho maria a agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário