quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Comércio até 23 horas? Esse Papai Noel faz coisas...

O Criciúma Shopping anunciou, nesta quarta-feira, que a partir do sábado, dia 20, até terça, 23, todas as suas lojas ficarão abertas até 23 horas! Onze horas da noite! O que faz esse Papai Noel e a magia das compras, hein Gente do Natal!

Trata-se de uma bela e oportuníssima sacada, que carrega consigo o mérito da perspectiva dos olhos no futuro. Ainda vivemos o provincial debate sobre horário de abertura de comércio. Cada vez que vem à mídia a discussão sobre hora de abrir e hora de fechar lojas, fico me perguntando como lugares que já venceram tais antiquadíssimas etapas o fizeram para hoje oferecer aos seus as ruas 24 horas, os supermercados que não fecham, os shoppings que atendem qualquer hora do dia e da noite.

Ninguém aqui defende exploração de mão de obra. Partimos do pressuposto que o comerciante sério vai contratar, obviamente, funcionários em quantidade necessária, nos parâmetros do trabalho humano, para atender a população o máximo de horas possível. Essa pelega discussão eternizada por alguns que vivem de parasitar o debate de horas a mais ou a menos é um entrave incrível para o progresso. Vivemos em uma sociedade onde o consumo dita as regras. Mais dinheiro circulando é mais gente faturando, é mais gente comprando, é mais gente ganhando, é mais gente feliz!

Que a ousadia do Criciúma Shopping seja mais um passo rumo à derrubada de barreiras, de ranços e de pensamentos retrógrados, rumo ao futuro de um comércio democrático e aberto cada vez mais horas por dia. Todos tem a ganhar! Não só nos tempos de Papai Noel.

Ah, e nos embalos dos progressos, o shopping está terminando de colocar, no seu pátio, aquela estrutura coberta, para não descermos mais do carro correndo, pisando em poças d´água e molhando o corpo, a roupa, a camisa. Como faz bem uma concorrência também...! (Colaboração / Fotos: Amanda Tesman / Ápice Comunicação)

Um comentário: