terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Menos 6 a 9 centavos na tarifa de ônibus

A principal ação política da Câmara de Vereadores ontem à noite foi, obviamente, eleger o presidente Ricardo Fabris (PDT), e seus aliados, com aval do Paço. Mas a principal ação prática para a cidade foi outra, bem diferente.


Vereadores aprovaram discretamente, em sessão extraordinária relâmpago que antecedeu a eleição do presidente em plenário, o projeto do Executivo que desonera do ISS o transporte coletivo. Com a recente aprovação federal da redução do indexador da dívida dos estados e municípios, secretaria da Fazenda concluiu que Criciúma terá superávit anual de R$ 1,6 milhão em seu orçamento. Deste montante, R$ 1,1 milhão serão destinados à desoneração do ISS. Assim, será possível reduzir, pela projeção inicial, de 6 a 9 centavos no cálculo da tarifa do transporte coletivo.

Prefeito Márcio Búrigo antecede, assim, um debate que vem sendo desgastante, mas que agora promete
contar pontos a favor dele. Uma estratégia política importante, com o fundamental aval técnico, econômico e fazendário. Não é uma simples desoneração para agradar o usuário, mas sim um remanejo fiscal importante. O prefeito tira assim do papel um comentário feito por ele mesmo no Manhã Eldorado, conosco, faz algumas semanas, quando ele comentou que seria possível até reduzir o valor da tarifa para 2015. Um golaço do Executivo ontem à noite sob a névoa da tensão que rondou a Câmara nos últimos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário