quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Pinho Moreira faz desabafo a favor das SDRs

À medida em que as discussões sobre o futuro das secretarias de Desenvolvimento Regional vão se acirrando, o PMDB vai afinando seu discurso sobre o projeto da descentralização, principal bandeira sempre erguida pelo saudoso Luiz Henrique da Silveira.

Hoje foi a vez de o vice-governador Eduardo Pinho Moreira fazer uma manifestação, contundente até, via Facebook. Ele chegou a questionar a "má fé" ou "desinformação" dos interessados em denegrir as SDRs. Nesse balaio, podem estar até eventuais aliados no seio do governo Raimundo Colombo (PSD) que defende o projeto encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa, e que isola o papel das secretarias. Outro dia, em entrevista à Rádio Eldorado, o deputado Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, antenado ao discurso de Pinho Moreira, chegou a projetar voto contra do PMDB ao projeto do governo na Alesc, e até defender a extinção das secretarias caso seja necessário colocar em prática o que o governo Colombo propõe.

Abaixo, a íntegra da manifestação de Pinho Moreira no Facebook:

Muitas vezes, quando leio notícias ou opiniões sobre as secretarias de desenvolvimento regional, me pergunto onde existe má fé ou desinformação. Elencam despesas, salários, custeios e comparam que poderiam ser aplicados em outras áreas.
Desconhecem (?) que o custeio relativo às contas de água e luz das escolas por exemplo, são pagos pelas SDRs, e da mesma forma, aluguéis e tantas outras despesas. Se elas não existissem, de qualquer forma teriam que ser pagos com recursos do governo central com as dificuldades decorrentes da distância, desinteresse e outras circunstancias.
Os salários pagos nas SDRs significam 1,2% (um virgula dois) da folha de servidores do estado e os investimentos realizados pelas SDRs representam 18% do total investido pelo Governo de SC. Comparem...
SC é , dos estados brasileiros, aquele que se encontra em melhores condições econômico-financeira, e se tudo ocorre com as secretarias existindo, porque extingui-las... por ser um discurso fácil? Nós do PMDB catarinense somos a favor da diminuição do tamanho da máquina estatal e diminuição do número de cargos comissionados, mas a descentralização administrativa foi o único movimento recente na administração publica brasileira que tornou as ações mais rápidas e eficientes e aprovadas pelo povo catarinense em 4 eleições sucessivas.

Um comentário: