segunda-feira, 6 de abril de 2015

O pior Catarinense da história do Criciúma


Os números não mentem: o Criciúma está fazendo o pior Campeonato Catarinense da sua história. Em aproveitamento, somou até aqui 31,2% dos pontos disputados. Marca negativa que supera 1997, quando o Tigre conquistou 37% dos pontos. Outros desempenhos históricos ruins foram em 1996 (37,5%) e 2009 (38,8%), conforme nos repassa o pesquisador Jaime Tibúrcio.

Na classificação, só não será pior pela fórmula deste ano. Sexto colocado hoje, o Criciúma bem chances bem razoáveis de fechar nesta colocação mesmo. A não ser que supere o Metropolitano no confronto direto de domingo, e assim possa ser o quinto. Nada de consolador, porém. As piores classificações foram em 1997 e 2010. Nestes Estaduais, o Criciúma foi oitavo. Mas em ambos, fez mais pontos que agora. Logo, 2015 com este atabalhoado e pessimamente mal executado projeto, o Criciúma faz o pior Campeonato Catarinense sim, de toda a sua história.

Há outro número assustador do que agora acontece no Tigre. O time alcançou neste domingo, diante do Figueirense, a marca de seis jogos consecutivos sem fazer um gol sequer. Isso nunca havia acontecido com o Criciúma em Estaduais. O máximo de jejuns vividos pelo Tigre era de quatro jogos seguidos em balançar as redes, nos campeonatos de 1983 e 1987. Tirando isso, no máximo alguma série de três ou dois jogos de jejum, e pronto. Agora são seis jogos sem marcar, contra adversários de qualidade duvidosa, e outros mais respeitáveis, mas longo de serem intransponíveis, aí estão os outros medianos do Catarinense para provar.

Na última vez que o Criciúma marcou um gol, a Páscoa ainda estava distante, fazia pouco mais de uma semana que a cidade havia trocado de prefeito - de novo -, e Maurinho jogava. Tanto que foi dele o último gol do Criciúma no Estadual, em 7 de março, no 1 a 1 com a Chapecoense. Depois, placar em branco para o Tigre contra Metropolitano (0x2), Inter de Lages (0x2), Figueirense (0x0), Joinville (0x2), Joinville (0x1) e Figueirense (0x1). O vexame já dura 560 minutos. Projeto que deu certo? Por favor, por respeito ao torcedor do Criciúma, não falem mais nisso. Esqueçam. Passem uma borracha nesta vergonha, e façam logo um time. É o mínimo de aprendizado que este caos pode permitir aos humildes e não teimosos da vida. E ao torcedor, parabéns pelos protestos deste domingo. Torcidas menos civilizadas e decentes teriam feito coisa pior em um cenário não tão horroroso quanto este. Torcida de respeito esta do Criciúma. (Fotos: Jota Éder / Rádio Eldorado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário