segunda-feira, 30 de março de 2015

Deputados em "Debates do Sul" na Eldorado

Lançamos nesta segunda-feira o projeto "Debates do Sul", que vai nas próximas segundas-feiras reunir, sempre, duas lideranças a partir das 9h15min no estúdio da Rádio Eldorado para discutir os temas mais relevantes para o sul de Santa Catarina.

Estreamos com as presenças dos deputados estaduais Valmir Comin (PP) e Rodrigo Minotto (PDT). Começamos tratando das obras paradas no sul. "Lutamos na Assembleia por poder de investimento e transparência", afirmou Minotto, deixando claro sua contrariedade à atual política de aplicação de recursos do Estado. "Os aditivos recentes, de R$ 1,3 bilhão, fizeram o governo puxar o freio. O momento é de recálculos antes de retomar obras", reconheceu Comin, evidenciando as dificuldades financeiras do governo Colombo. "Mas o governador diz que não é bem assim", contrapôs Minotto.

Na conversa, o deputado Comin adiantou que a audiência da bancada do sul com o governador Raimundo Colombo, recentemente transferida, deverá acontecer nesta terça-feira, às 17h30min. "Está pré-agendada, estamos no aguardo da confirmação". Na reunião, os deputados pretendem cobrar o governador sobre as obras da Via Rápida e Anel Viário, paradas por falta de recursos.

Contra as SDRs

O discurso avolumou-se contra as secretarias de Desenvolvimento Regional, quando o custo da máquina do Estado foi posto na mesa. O deputado Minotto afirmou que nesta semana vai ao Tribunal de Contas do Estado buscar o recente relatório apontando a economia que Santa Catarina fará com enxugamento dessas estruturas.

"Não adianta mudar o nome, de secretaria para agência. Tem que cortar cargos, diminuir esse peso morto e desnecessário. O momento é agora", sinalizou Minotto. Comin concordou, e ponderou que o momento requer medidas drásticas. "Tem que reduzir. Só a nossa região tem 5 secretarias".

Pelos professores

A greve do magistério foi lembrada no bate papo com os deputados. "Nenhum governo em 17 anos conversou tanto com o Sinte quanto o governo Colombo", comentou o deputado Comin. Em contrapartida, o deputado progressista lembrou que "nos oito anos de governo Luiz Henrique, foram somente dois aditivos, de R$ 100 cada, o que fez estourar a bolha agora".

Rodrigo Minotto reforçou seu voto a favor dos professores. "Qualquer plano que venha a tirar direitos do magistério terá nosso voto contrário. Não aceitamos qualquer perda salarial para funcionários públicos", comentou, colocando em dúvida o atual plano do magistério arquitetado pelo governo.

Próximo "Debates do Sul" na próxima segunda-feira, às 9h15min, na Rádio Eldorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário