domingo, 22 de março de 2015

Tigre e um passinho pra frente

O Campeonato Catarinense já vai longe do Criciúma. A briga não é pelo título, mas pela dignidade e evolução. E isso, efetivamente, aconteceu neste domingo. O empate em 0 a 0 com o Figueirense pode ser resumido pela determinação tática de um time que entrou predestinado a se defender, e conseguiu. Aplicado lá atrás, marcando com quase todos os 11 - os sumidos Ezequiel e Roger pouco contribuíram -, o Tigre colheu o empate pelos méritos do seu goleiro, heróico em pelo menos duas intervenções sensacionais, e pelas inúmeras deficiências ofensivas do Figueirense. Perdeu gols, foi inoperante na hora H e deixou escapar dois pontos importantíssimos contra um Criciúma que não é seu rival na ponta de cima, mas que também teve força defensiva, em um amadurecimento que lhe permitiu impedir o Figueirense de somar os três pontos.

Mais méritos que deméritos teve este Tigre que empatou no Scarpelli. Não teve a fragilidade defensiva das vezes anteriores fora de casa, e evoluiu na consistência de meio para garantir uma vitória. O Criciúma evoluiu  em relação a ele mesmo, e essa foi a melhor notícia!

"Temos chance ainda"

A definição do atacante Lucca ilustra este Criciúma de agora. Ele vê o Tigre ainda com chances de ir à final, o que considero difícil pelas circunstâncias do campeonato. Mas a necessária evolução aconteceu, e aí está o fato principal da noite.

A destacada atuação do goleiro Luiz deve ser realçada como o firmar de um jogador essencial no Criciúma atual. Agora é mostrar em casa, contra o Joinville, que não foi fogo de palha neste domingo, e que o Criciúma pode também aprender a vencer com autoridade. O Criciúma entrou em campo lanterna com 1 ponto, e saiu lanterna com 2, mas com melhores perspectivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário